A VIPE, em mais uma ação pioneira no transporte público de passageiros, visando oferecer serviços de qualidade e que atenda toda a população, lançou o aplicativo CittaMobi Acessibilidade, um aplicativo para celulares e computadores, voltado a portadores de necessidade visual, que informa gratuitamente em tempo real a hora de chegada dos ônibus nos pontos.
A implantação deste aplicativo facilita a mobilidade e a inclusão dos usuários no transporte público.
Essa ferramenta proporciona autonomia ao passageiro com deficiência visual, que pode se planejar para pegar o ônibus, sem depender de outra pessoa.
CittaMobi AcessibilidadeEste é mais um benefício para o cliente do transporte de São Caetano.
SÃO CAETANO DO SUL É A PRIMEIRA CIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO A TER ESTE APLICATIVO EM 100% DA SUA FROTA.
A VIPE-Viação Padre Eustáquio informa que agora São Caetano do Sul conta com um moderno sistema de informação aos clientes e usuários do transporte coletivo.
Através do aplicativo CittaMobi, os passageiros de São Caetano poderão acompanhar pelo celular, tablete e internet os horário de chegada dos ônibus, localização dos pontos e as linhas que atendem ao destino da rede municipal.
O Aplicativo CittaMobi para smartphones geolocaliza o usuário, mapeia os pontos de ônibus mais próximos a ele, detalha itinerários e mostra, em tempo real, quanto tempo falta para o ônibus chegar.
Para utilizar basta baixar o aplicativo CittaMobi para sistema Android e IOS.
CittaMobiEsta é mais uma ação que demonstra o pioneirismo de São Caetano do Sul, sendo a VIPE a 1ª empresa do Estado de São Paulo a implantar esta nova ferramenta.
A VIPE, preocupada com o bem estar e a saúde da população da Terceira Idade de São Caetano do Sul, participou da Semana Municipal para Prevenção de Quedas, realizada pela Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, em parceria com a Secretaria de Saúde da cidade.
Esta empresa disponibilizou um ônibus totalmente acessível, com elevador, para realizar o transporte entre os Centros Integrados de Saúde e Educação (CISE) e o SESC, onde os sancaetanenses da melhor idade visitaram as instalações do clube e tiveram acesso a uma casa “desadaptada”, preparada especificamente para este evento. Na dinâmica, os visitantes percorreram os ambientes e identificaram fatores de risco como tapetes, fios soltos, lugares com pouca iluminação, entre outros.
Dentro do ônibus, a população recebeu informações para prevenir acidentes durante os trajetos.
Algumas das principais orientações foram:
Salientamos ainda que a equipe da VIPE é considerada “Amiga do Idoso” participando do programa que tem como objetivo preparar os nossos profissionais para melhor atender o público da terceira idade, com cordialidade, respeito, direção defensiva, cuidados nos embarques e desembarques, freadas, arrancadas e manobras bruscas.
A VIPE apoia o projeto Cidades Amigáveis que tem por objetivo proporcionar a reflexão e a discussão sobre o uso correto do espaço viário, conscientizando a população de que a rua não é apenas um espaço de circulação, mas, também, e principalmente, um espaço de vida. O fórum visa estabelecer um debate sobre o uso adequado do automóvel, de maneira a favorecer o compartilhamento do espaço viário com segurança entre todos os modais de transporte. Este projeto procura fortalecer a ideia de ações mais saudáveis, como a caminhada, a bicicleta e o uso do transporte público para que a rua seja um espaço de reencontros e de convivência em que todos possam conviver harmonicamente melhorando a qualidade de vida das pessoas nas cidades.
Programa Amigo do Idoso (PAI) de São Caetano do Sul tem o objetivo de preparar melhor os servidores públicos e de empresas privadas prestadoras de atendimento ao público da terceira idade. Todos os profissionais da VIPE-Viação padre Eustáquio Ltda foram certificados como “Amigos dos Idosos”.
O projeto Faixa Segura é uma campanha com o foco na redução de acidentes como atropelamentos e excesso de velocidade. É baseado em cinco pilares que são fiscalização, educação, saúde, infraestrutura e segurança veicular. A VIPE apoia este importante projeto.
O projeto compreende treinamento e monitoramento de todos os motoristas de ônibus da VIPE na condução econômica, eficiente e defensiva no transporte coletivo urbano de passageiros.
Atualmente podemos notar uma crescente conscientização voltada à sustentabilidade buscando utilizar os recursos naturais da maneira mais eficiente possível evitando assim desperdícios.
Desta forma, nosso projeto tem como objetivo a conscientização dos motoristas para a correta operação de sua ferramenta de trabalho, o ônibus, evitando desperdícios de óleo diesel e diminuindo emissão de poluentes na atmosfera.
A capacitação é feita através de palestras ministradas por um instrutor capacitado e respeitado pelos motoristas, dando credibilidade ao processo, além de um treinamento prático.
Nossos colaboradores participaram de palestras de orientações realizadas pela SEDEF – Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida sobre como lidar com as pessoas com deficiência.
A VIPE é uma empresa preocupada com a questão da acessibilidade, dispondo de ônibus de pisos baixos e com elevadores, visando proporcionar cada vez mais a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.
O Programa Despoluir cria uma cultura do ecologicamente correto e da responsabilidade para com o meio ambiente, contribuindo para a redução da emissão de CO2, um dos principais causadores do aquecimento global. Este é o principal objetivo do DESPOLUIR - Programa Ambiental do Transporte , que a VIPE - Viação Padre Eustáquio Ltda participa há muitos anos.
Os ônibus da VIPE passam pelos testes com opacímetros (equipamento que analisa a fumaça emitida por motores) aferindo a emissão de poluentes com o objetivo de reduzir a poluição e o consumo de combustíveis.
O programa estimula a obediência ás normas ambientais relativas às emissões de poluentes veiculares e promovendo o uso de energia limpa.
Com o DESPOLUIR - Programa Ambiental do Transporte , a VIPE - Viação Padre Eustáquio Ltda assume sua parcela de responsabilidade na construção de um mundo ambientalmente mais equilibrado.